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Como Tramita o Processo de Restituição


 PARA TODOS OS CASOS (Exceto multas de trânsito, ICMS ST e outras receitas)
 1 O requerente solicita a restituição pela internet por meio do SIARE (Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual).
 2 O requerente recebe senha e protocolo para acompanhamento e ainda recebe e-mail de confirmação da solicitação.
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O analista da SEF/MG verifica se todos os documentos necessários para a análise do processo estão anexados à solicitação ou foram enviados pelo requerente.
 4 Caso haja qualquer pendência no processo, o requerente receberá por e-mail o motivo da pendência gerada e deverá saná-la acessando o SIARE, com a senha do protocolo recebida no início da solicitação.
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Estando a documentação completa e não havendo qualquer pendência, o analista continuará a análise do processo.
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Caso o processo esteja de acordo com todas as determinações da legislação vigente para a restituição do valor pago indevidamente, o analista defere o pedido de restituição e o requerente recebe um e-mail com essa informação. Caso o pedido seja indeferido pela SEF-MG, o requerente também receberá um e-mail informando a justificativa do indeferimento.

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Caso a solicitação de restituição tenha sido deferida, o processo de restituição é encaminhado para o setor específico que efetiva a restituição, ou seja, faz-se o depósito na conta bancária informada pelo requerente. 

IMPORTANTE
  • O preenchimento incorreto dos dados bancários inviabilizará o pagamento da restituição no caso de deferimento.
  • Os dados bancários poderão ser conta corrente ou conta poupança.
  • O acompanhamento do processo poderá ser feito a qualquer momento por meio do SIARE utilizando login e senha.
PARA MULTA DE TRÂNSITO, ICMS ST E OUTRAS RECEITAS
1 O requerente solicita a restituição pela internet por meio do Fale com a AF (para BH e Contagem) e por email para demais localidades.
2 O analista da SEF-MG verifica se todos os documentos necessários para a análise do processo estão anexados à solicitação ou foram enviados pelo requerente.
3 Caso haja qualquer pendência no processo o requerente receberá por e-mail o motivo da pendência gerada e deverá saná-la respondendo a mensagem recebida.
4 Estando a documentação completa e não havendo qualquer pendência, o analista continuará a análise do processo.
5 Caso o processo esteja de acordo com todas as determinações da legislação vigente para a restituição do valor pago indevidamente, o analista defere o pedido de restituição e o requerente recebe um e-mail com essa informação. Caso o pedido seja indeferido pela SEF-MG, o requerente também receberá um e-mail informando a justificativa do indeferimento.
6

Caso a solicitação de restituição tenha sido deferida, o processo de restituição é encaminhado para o setor específico que efetiva a restituição, ou seja, faz-se o depósito na conta bancária informada pelo requerente 

IMPORTANTE
  • O preenchimento incorreto dos dados bancários inviabilizará o pagamento da restituição no caso de deferimento.
  • Os dados bancários poderão ser conta corrente ou conta poupança.