Notícias

Notícias > 2026 > SEF/MG renova ISO 27001 para o processo de autorização da NF-e

SEF/MG renova ISO 27001 para o processo de autorização da NF-e

Certificação, obtida originalmente em 2014, tem validade até outubro de 2028

Tue Jan 27 09:00:00 BRT 2026

2026.01.26_ISO27001_Site

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) obteve a revalidação da certificação ISO/IEC 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) para autorização da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Na prática, significa que a SEF se mantém nos padrões internacionais de segurança da informação referente a esse quesito, que é um dos mais exigidos dentro da sua área de atuação.

A auditoria externa foi realizada de forma híbrida, no fim do ano passado, pela QMS, e teve como objetivo identificar o cumprimento dos requisitos especificados na norma, bem como a efetividade e a relevância do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). De acordo com o certificado, assinado pela QMS Certification, a validade é 31 de outubro de 2028.

A SEF reafirmou a capacidade e maturidade do seu sistema de gestão, por meio da definição de objetivos e evidências documentais, de processos, indicadores, atas de reuniões de análise crítica e entrevistas.

O processo foi conduzido pela Divisão de Segurança da Informação da Diretoria de Governança Tecnológica, com a participação de gestores (superintendente, diretores e gerentes) da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e das equipes do Núcleo de Infraestrutura da Diretoria de Infraestrutura e Soluções Tecnológicas, além da participação da Controladoria Setorial.

O sistema demonstrou conformidade com os controles da norma, levando a BSI a recomendar a recertificação da Secretaria de Fazenda. A certificação ISO 27001 foi obtida originalmente em fevereiro de 2014 e, desde então, as auditorias sucessivas têm atestado o cumprimento rigoroso de todas as exigências pela SEF, garantindo a manutenção do selo.