Evento, promovido pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), acontece nesta sexta-feira (23/1), na Vila Cafezal, em BH
Fri Jan 23 13:00:00 BRT 2026

Vando Lopes, Letícia Frederico, Luciana Mundim, Vinícius Castanheira e Fernanda Duarte
O primeiro Mutirão Cidadão de 2026 acontece nesta sexta-feira (23/1), das 9h às 16h, na Escola Estadual Efigênio Sales, localizada na Vila Cafezal, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), presta mais de 20 serviços gratuitos à população. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) é uma das participantes, levando informações sobre Educação Fiscal e Nota Fiscal Mineira.
No estande da SEF, as pessoas que passam pelo evento encontram material gráfico sobre os temas abordados e são orientadas pela equipe da Divisão de Educação Fiscal da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (DEF/SAIF). Na parte da manhã, a secretária adjunta de estado de Fazenda, Luciana Mundim, acompanhou os trabalhos e prestigiou a iniciativa. A equipe da DEF/SAIF - Vinícius Castanheira, Letícia Frederico e Vando Lopes - recebeu o reforço da servidora Fernanda Duarte, da AF/BH-1.
A secretária adjunta salientou a importância de a SEF participar de eventos que envolvem a população, como o mutirão. "Levar a cidadania fiscal para toda a sociedade é uma forma de aproximar o Estado dos mineiros", disse.

Serviços
Voltada aos moradores do maior conjunto de vilas de Minas Gerais, e um dos maiores da América Latina, o Mutirão Cidadão busca facilitar o acesso da população a políticas públicas.
Além da Ouvidoria Móvel, que permite o registro de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios sobre os serviços públicos estaduais, o mutirão oferece uma ampla gama de atendimentos de cidadania, como emissão de documentos, vagas de emprego, atenção à saúde e orientação jurídica, dentre outros.
Em 2025, o Mutirão Cidadão realizou mais de 23 mil atendimentos, em seis ações coordenadas pela OGE/MG, em Belo Horizonte e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nos municípios de Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Juatuba. Neste ano, a proposta é ampliar a atuação, alcançando novas regiões da capital, da RMBH e cidades do interior.