Secretaria de Fazenda destacou regimes especiais e a segurança jurídica para facilitar a atração de investimentos
Tue Nov 04 11:30:00 BRT 2025

Em missão na China, a comitiva do Governo de Minas liderada pelo vice-governador Mateus Simões participou, nesta terça-feira (4/11), noite de segunda no Brasil, da abertura do Brasil China Business Forum. O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, foi um dos destaques do painel “Minas Gerais: estado para se investir”.
A apresentação do secretário de Estado de Fazenda teve o tema central “Tributação e Segurança Jurídica – Tratamentos Tributários Setoriais”. Ele mostrou a cerca de 300 pessoas, entre autoridades e empresários chineses, os atrativos para empresas interessadas em se instalar no território mineiro.
Luiz Claudio Gomes ressaltou, entre uma série atrativos tributários, os Tratamentos Tributários Setoriais (TTS), que hoje são 73 e que beneficiam diferentes segmentos econômicos. Com eles é possível que as empresas usem até 60% do ICMS incremental para obras viárias de interesse público.
O secretário mostrou ainda uma extensa área da Sudene no estado, que, além dos incentivos estaduais, tem incentivos federais, concedendo às empresas a isenção ou redução de até 75% do IRPJ por até 10 anos.
No aspecto segurança jurídica, Luiz Claudio Gomes afirmou: “a política fiscal mineira é respaldada por diretrizes claras e estáveis, com apoio decisivo da SEF, garantindo previsibilidade aos investidores”.

Também participaram do painel as secretárias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho.
As potencialidades de Minas Gerais foram apresentadas ao público chinês, com o objetivo de gerar conexões de alto nível e atrair investimentos para o Estado. "Esta é uma oportunidade importante para falarmos de Minas Gerais. Já temos grandes empresas da China instaladas, como Midea, XCMG, além de mineradoras. Isso significa não só desenvolvimento, mas também emprego e renda no melhor estado para se viver e para se trabalhar no Brasil", disse o vice-governador.
Parceria histórica
A China é, historicamente, o principal parceiro de Minas Gerais no comércio exterior. Apenas em 2024, as exportações mineiras à China somaram US$ 15,4 bilhões.
Os principais produtos exportados pelo estado ao país asiático são: minérios de ferro (62,9%), soja (15,6%), ferro-ligas (5,3%), carne bovina (4,3%) e pasta química de madeira (2,1%). No âmbito do panorama de municípios, 158 municípios mineiros exportaram para o mercado chinês. Destacam-se: Nova Lima (11,5%), Itabirito (8,1%), São Gonçalo do Rio Abaixo (7,3%), Araxá (5,8%) e Conceição do Mato Dentro (5,5%).
As importações da China somaram US$ 4,4 bilhões em 2024 — 25,7% do total do estado em 2024. Entre os produtos importados estão heterocíclicos, exclusivamente nitrogênio (4,8%); laminadores de metais e seus cilindros (3,5%); partes destinadas a máquinas e aparelhos de terraplanagem (3,2%); aparelhos elétricos para telefonia ou telegrafia por fios (2,9%); transformadores elétricos, conversores elétricos estáticos, bobinas de reactância e de autoindução (2,8%).
Visitas
Ainda nesta segunda-feira, o vice-governador e a comitiva mineira visitaram a New York University Shangai para o IEL Experience, evento promovido pelo Instituto Evado Lodi, parte integrante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A programação incluiu uma aula com o professor de Finanças e Economia da NYU Shangai e Fundação Dom Cabral, Rodrigo Zeidan, e com o professor na NYU Shanghai Raymond Ro.
Em seguida, a comitiva fez uma visita técnica à Shangai Hugong Manufacturing Co. Ltd, empresa chinesa de soldagem e corte com mais de 60 anos de mercado. A empresa é a maior exportadora de máquinas de solda e corte, e líder mundial na fabricação de máquinas de solda e corte. Sua rede de vendas expandiu-se para 110 países.