Cartões de perguntas e respostas segue metodologia de linguagem acessível e resolve os principais questionamentos que chegam à Receita Estadual sobre o programa
Wed Oct 29 15:02:00 BRT 2025

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) a cada dia busca facilitar o diálogo com contribuintes e usuários de sistemas gerenciados pelo órgão. Assim, para dar mais um passo nesse propósito de linguagem simples e acessível a todos os públicos, a Receita Estadual lançou uma série de cartões com perguntas e respostas comuns sobre a plataforma “Radar Fiscal Controle Automático”.
O método, conhecido como flashcards, é adotado como técnica de apoio ao aprendizado. Além disso, usa o que é praticado em redes sociais para passar conhecimento sem dificultar a absorção.
O Radar Fiscal Controle Automático é um programa desenvolvido para monitorar as atividades econômicas usando diferentes cruzamentos de informações fiscais. Os flashcards estão publicados no site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br) e Instagram (@sef.mg). Acesse, curta e compartilhe as informações!
Confira os cards:

Combate às irregularidades
Desde 2023, o Radar funciona preventivamente no monitoramento de empresas recém-abertas e como um “muro de defesa” (firewall), que fiscaliza as atividades de empresas antigas por meio de 16 filtros investigativos.
Índice de assertividade
O Radar é de responsabilidade da Superintendência de Fiscalização (SUFIS), da SEF. De todas as empresas abertas em um mês, estima-se que 10% apresentem sinais de irregularidade e 77% dos indícios detectados são confirmados por investigações dos Auditores Fiscais com a utilização intensiva de dados.
Domicílio Tributário Eletrônico
Detectadas irregularidades, o contribuinte é informado imediatamente on-line no Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) pela Secretaria de Estado de Fazenda. Este é o canal oficial para o envio de notificações, intimações, comunicados e avisos ao contribuinte. Por isso, é fundamental que as empresas consultem frequentemente o DT-e.