Notícias

Notícias > 2025 > Inova 2025: SEF/MG apresenta ferramentas de transformação digital

Inova 2025: SEF/MG apresenta ferramentas de transformação digital

Evento tem o objetivo de trazer mostras do impacto da tecnologia na melhoria de processos e serviços públicos

Mon Jul 31 22:00:00 BRT 2017

2025.10.07_Inova2025_Site

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) participa da 7ª Semana de Inovação – INOVA 2025. O evento começou nesta terça-feira (7/10), no Minascentro, em Belo Horizonte, e vai até amanhã (8/10).  O evento é voltado a autoridades e profissionais do Estado e tem o objetivo de trazer mostras do impacto da tecnologia na melhoria de processos e serviços públicos.

A série de debates é promovida pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge). Esta edição também abordará tendências e apresentará cases de sucesso de projetos inovadores já realizados na administração estadual e em benefício dos cidadãos.

Soluções certificadas serão apresentadas na quarta edição do Selo de Inovação e Transformação Digital, iniciativa da Prodemge realizada em parceria com instituições de governo.

A programação terá palestras e painéis com a participação de autoridades do Governo de Minas, especialistas em políticas públicas e em tecnologia, além de agente públicos e profissionais do mercado privado. Nesta terça, o painel “Revolução digital em Minas Gerais: Integração, Inovação e Resultados” foi moderado pelo diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, e contou, além da participação da SEF/MG, das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e de Educação (SEE-MG).

“O evento de inovação da Prodemge incentiva um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento da sociedade, que é a inovação. Onde boas ideias são efetivamente colocadas em prática, por meio de uma construção que precisa de treinamento, cultura, atitude e investimentos”, pontua o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, que cita a contribuição da SEF neste cenário.

“A SEF utiliza de ferramentas da transformação digital que eu traduzo como aumento da produtividade. Nossos serviços estão automatizados, aproveitando as tecnologias para oferecer ao cidadão mais serviços de uma maneira mais rápida, mais transparente. Essa é uma demanda da sociedade, que nos exige que ofereçamos serviços de qualidade com a mesma experiência que o usuário teria no setor privado”, diz Luiz Claudio. Ele ressalta, ainda, a participação da SEF na construção de um novo sistema nacional de tributação.

“A reforma tributária vai exigir que todos os sistemas sejam novos, e alguns Estados com mais maturidade tecnológica estão contribuindo, como é o caso de Minas Gerais, no desenvolvimento da gestão desses sistemas. Temos um histórico de TI de boa gestão e de pegada digital muito grande”, afirma o secretário.

Presença da STI e Tesouro Estadual
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e a Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE) estão presentes na Semana de Inovação com o foco na aquisição de novos conhecimentos e compartilhamento de temas como inteligência artificial, linguagem simples, entre outros assuntos que serão aplicados na SEF.

Representando a STI, o coordenador de soluções tecnológicas para a Reforma Tributária, Carlos Leonardo dos Santos Mendes, participará do painel 3 “Infraestrutura Resiliente: soluções de software, hardware e nuvem potencializando a transformação digital”. 

O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral, esteve presente com os superintendentes da SCAF, Felipe Costa, e da SCCG, Dênis Robinson Paixão, além de demais servidores da equipe da STE.