Noticias

Notícias > 2025 > SEF marca presença com a Nota Fiscal Mineira no 18º Congresso do Minaspetro

SEF marca presença com a Nota Fiscal Mineira no 18º Congresso do Minaspetro

Secretária adjunta de Fazenda, Luciana Mundim, e equipe da Educação Fiscal participam da abertura do evento

Thu Oct 02 00:30:00 BRT 2025

2025.10.02_CongressoMinaspetro1Equipe da Educação Fiscal com a secretária adjunta Luciana Mundim

A secretária adjunta de Estado de Fazenda, Luciana Mundim, e a equipe da Educação Fiscal da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF) participaram da abertura do 18º Congresso dos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais, realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), na manhã desta quinta-feira (2/10). O evento, que prossegue até amanhã (3/10), no Expominas, em Belo Horizonte, é considerado o maior encontro do setor de combustíveis e mobilidade do Brasil.

A Secretaria de Estado de Fazenda está com um estande no congresso para divulgar o programa Nota Fiscal Mineira. O momento é propício, pois teve início a campanha do sorteio especial para bilhetes gerados em compras de combustível e lubrificantes, exclusivamente, nos postos revendedores. A novidade é que, durante essa campanha, os bilhetes serão gerados em dobro. O sorteio será realizado no dia 20 de outubro e o prêmio será de R$ 50 mil.

Na solenidade de abertura do evento, Luciana Mundim destacou a boa parceria entre a SEF e o Minaspetro.

“A parceria entre a Fazenda e o Minaspetro tem levado a bons frutos. A nossa finalidade é a legalização do setor, impedir que fraudes atrapalhem o consumidor e garantir a arrecadação de tributos. Foi esse o tom da nossa fala no evento, e alcançou bastante receptividade entre os participantes”, disse a secretária adjunta.

Compuseram a mesa da abertura do evento, além da secretária adjunta, o presidente do Minaspetro, Rafael Milagres Macedo; o presidente da Fecombustíveis, James Thorp Neto; o presidente da CDL BH e Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; e o ex presidente da Fecombustíveis e do Minaspetro, Paulo Miranda.

2025.10.02_CongressoMinaspetro2

Para os congressistas que visitam o estande, a equipe da Educação Fiscal instrui sobre a Nota Fiscal Mineira. É explicado como funciona o programa, com destaque para a importância de cada cidadão baixar o aplicativo Nota Fiscal Mineira e indicar as três entidades de assistência social. Os servidores argumentam que se trata de justiça fiscal o pedido de inclusão do CPF no documento fiscal.

“São dois dias de congresso em que iremos orientar donos de postos de combustível, distribuidores, gerentes. Interessante que os proprietários estão cientes da importância de o estabelecimento fornecer o documento fiscal para proporcionar uma concorrência leal no setor”, aponta o coordenador da Divisão de Educação Fiscal (DEF/SAIF), Vinicius Castanheira.

Para mais informações sobre o programa Nota Fiscal Mineira, acesse: notafiscalmineira.fazenda.mg.gov.br.