Noticias

Notícias > 2025 > SEF recebe premiação Agilidade Brasil 2025 como 'Destaque Órgão Estadual'

SEF recebe premiação Agilidade Brasil 2025 como ‘Destaque Órgão Estadual’

Apresentado no evento, projeto do Tesouro Estadual utiliza inteligência artificial para automatizar e agilizar tarefas burocráticas

Wed Aug 27 10:00:00 BRT 2025

2025.08.27_Premio_STE_1Jean Duarte, Weslley Costa, Fábio Amaral e Pedro Campos

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) recebeu a premiação Agilidade Brasil 2025 como “Destaque Órgão Estadual”, durante o Agile Trends GOV 2025, nessa terça-feira (26/8), em Brasília. O projeto premiado é o Automação Robótica de Processos e Inteligência Artificial (ARPIA), desenvolvido pela Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE).

O ARPIA utiliza automação robótica de processos e inteligência artificial para automatizar e agilizar tarefas burocráticas, como pagamentos, cadastros, transferências e atendimentos além de reduzir erros. Os resultados alcançados extrapolam o Tesouro, tendo impactado mais de 20 órgãos de Minas Gerais, além de nove outros Estados da federação.

O Agile Trends GOV valoriza não apenas os cases mais ágeis do setor público, mas também as instituições e profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor público e da sociedade brasileira. A participação da SEF/MG no evento buscou não apenas divulgar os resultados alcançados com o uso de inteligência artificial e automação, mas também inspirar outras instituições a adotarem soluções inovadoras que tragam mais agilidade, eficiência e qualidade no atendimento ao cidadão.

O servidor Pedro Campos, assessor especial da STE, apresentou a palestra “O investimento em Low-Code como estratégia de agilidade”, em que demonstrou, sob à ótica da área de negócio, como a estratégia da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da SEF no investimento em tais plataformas, verteu resultados importantes para o Tesouro.

2025.08.27_Premio_STE_2Pedro Campos apresentou palestra no evento

“Ao incorporar automação robótica e inteligência artificial em nossos processos, conseguimos acelerar o processo de transformação digital do Tesouro Estadual. O ARPIA, braço de automação robótica e IA do STEFAN (sigla para Frente de Automatização do Negócio da Subsecretaria do Tesouro Estadual), reforça o compromisso do Tesouro Estadual em buscar continuamente ferramentas modernas que melhorem a gestão fiscal e fortaleçam a entrega de resultados para a sociedade”, disse o assessor.

O Tesouro vem desenvolvendo soluções tecnológicas sem necessidade de codificação desde 2020. Já foram disponibilizadas mais de 20 soluções com o uso de ferramentas como Power Automate, PowerApps, Power Virtual Agents e Power BI, acelerando a transformação digital e simplificação dos processos na Secretaria de Fazenda.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral, destacou a importância da participação da SEF/MG neste tipo de evento e da premiação.

“A Secretaria de Fazenda ganha visibilidade nacional, reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e acesso às tendências mais atuais em inovação governamental. A participação permite que a SEF/MG se mantenha atualizada, crie conexões estratégicas e amplie sua rede de colaboração com outras instituições”, afirmou Amaral.