Projeto idealizado pela SCCG/STE conquistou o 3º lugar na categoria "Melhor Solução para Governo Aberto"
Fri Aug 08 11:00:00 BRT 2025
Pedro Campos e Dênis Paixão receberam o prêmio, em Brasília
O Balanço Cidadão, da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), conquistou o 3º lugar na categoria "Melhor Solução para Governo Aberto", do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025. Foram mais de 220 iniciativas inscritas.
O projeto, idealizado pela Superintendência Central de Contadoria-Geral (SCCG), da Subsecretária do Tesouro Estadual (STE), recebeu destaque nacional como exemplo de inovação e transparência na gestão pública.
A premiação, instituída em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), reconhece iniciativas que modernizam a administração pública por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), beneficiando milhões de brasileiros.
A cerimônia de entrega ocorreu na noite dessa quinta-feira (7/8), durante a programação do SECOP 2025 – o maior encontro de tecnologia para a gestão pública do país, em Brasília. Representaram a SEF/MG na premiação o contador-geral do Estado, Denis Paixão (SCCG), e o assessor-chefe da STE, Pedro Campos.
Segundo Denis Paixão, o Balanço Geral do Estado, instrumento responsável por demonstrar a consolidação dos atos e fatos da administração pública estadual, vem cumprindo, ao longo dos anos, o papel de dar transparência à gestão governamental. No entanto, sentia que a informação não alcançava de forma ampla a população.
“Percebemos que a complexidade dos dados ali contidos, por vezes, limitava o acesso dos cidadãos às informações — fosse pela dificuldade de compreensão, fosse pela falta de interesse em ler dados frios. Faltava falar de forma que a população compreendesse. Por isso, pensamos em uma cartilha em linguagem simples e palatável”, disse o contador-geral.
Para alcançar a desejada transparência ativa, a Superintendência Central de Contadoria-Geral, em parceria com a Assessoria do Tesouro Estadual, transformou dados técnicos em uma história em quadrinhos para explicar, de forma didática e acessível, as informações contábeis e fiscais do Estado de Minas Gerais.
De acordo com o Pedro Campos, a escolha do formato não foi por acaso. Ela está alinhada ao novo Plano de Comunicação Estratégica do Tesouro Estadual, que busca ampliar a conexão com a sociedade e reforçar o reconhecimento da SEF/STE como unidade central do Estado.
“No Tesouro, buscamos constantemente por inovações e soluções tecnológicas. Neste momento, nosso foco está em melhorar a comunicação. Apresentamos um projeto que nasceu da expertise dos servidores, aliado ao uso da inteligência artificial na criação das ilustrações — e fomos finalistas no mais importante prêmio de TIC pública do Brasil”, comemorou o assessor.
O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral, destacou o impacto positivo do projeto.
“A escolha do formato foi fundamental para proporcionar a todos os cidadãos uma ampla visão sobre a gestão do patrimônio público, bem como sobre a origem e aplicação dos recursos, de forma leve e descomplicada. Quando vimos a cartilha pronta, sentimos que nosso objetivo foi alcançado. O Balanço Cidadão foi uma solução pensada, de forma estratégica, para permitir que o cidadão acompanhe as realizações do Governo de Minas Gerais. Para os próximos exercícios, temos planos ainda mais ambiciosos”, afirmou.
Acesse!
Se você ainda não conhece o Balanço Cidadão, clique aqui e entenda as informações contábeis e fiscais do Estado de forma simples e didática.