Noticias

Notícias > 2025 > Governo de Minas envia ofício ao Ministério da Fazenda solicitando compensação de créditos para pagamento da dívida

Governo de Minas envia ofício ao Ministério da Fazenda solicitando compensação de créditos para pagamento da dívida

Procedimento está previsto em decreto que regulamenta o Propag

Mon Jun 30 20:00:00 BRT 2025

O presidente do Comitê Gestor do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, encaminhou, nesta segunda-feira (30/6), um ofício ao Ministério da Fazenda reafirmando o compromisso de adesão do Estado ao Propag e reiterando pedido de manifestação da União sobre a federalização de cinco empresas já apresentadas ao governo federal (Cemig, Copasa, Codemig, MGI e EMC).

O ofício formaliza, ainda, a solicitação para a compensação de créditos para fins de pagamento da dívida com a União.

Este procedimento está previsto no decreto federal número 12.433/25, que regulamenta o programa e determina o prazo até 30/6 para que os estados devedores informem a cessão de créditos líquidos e certos à União. Atualmente, a dívida de Minas está em torno de R$ 165 bilhões.

“Tudo o que o Governo de Minas precisa fazer para solucionar o problema da dívida está sendo feito. Estamos cumprindo todos os prazos e condições impostas pelo credor”, afirmou o vice-governador Mateus Simões.

Na semana passada, dois projetos de lei, o PL 3.731/25, que trata da cessão de direitos creditórios do Estado para a União, e o PLC 69/25, que dispõe da compensação previdenciária, foram aprovados, em definitivo, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os dois se somam à Lei 25.282 que autoriza o Estado a aderir ao Propag.