Nova plataforma simplifica a solicitação e o acompanhamento das demandas de cidadãos e empresas
Mon May 05 11:00:00 BRT 2025
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) lançou, nesta segunda-feira (5/5), o Portal de Serviços e Atendimento SEF - Receita e Tesouro. A plataforma utiliza o sistema CitiZen Relationship Management (CzRM) e chega para unificar os canais de atendimento presentes na estrutura do órgão e modernizar, agilizar e simplificar as solicitações e o acompanhamento de demandas feitas pelos cidadãos e empresas.
O acesso é pelo site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br), nos menus "Serviços" ou "Atendimento". Atualmente, a SEF oferece mais de 200 serviços de forma totalmente on-line.
Assista ao vídeo tutorial sobre o novo portal neste link.
Além da busca pelos serviços e informações de modo intuitivo, o novo portal conta com o atendente virtual Zé, que está pronto para resolver a maior parte das questões. Caso ele não consiga solucionar a demanda, o atendimento é direcionado para a unidade fazendária responsável pelo serviço.
“O novo portal permitirá a migração do nosso atendimento de um modelo artesanal para um modelo sistêmico. Essa ferramenta vai permitir monitorar o atendimento, aumentar a produtividade individual e implementar melhorias contínuas. Para tanto, cerca de 700 servidores fazendários foram capacitados na plataforma para compor a força-tarefa de atendimento", afirma o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
Das novidades trazidas, o menu "Base de Conhecimento" organiza em uma página os comunicados e as últimas notícias da SEF/MG; o menu "Serviços" apresenta as categorias com os serviços relacionados; o "Minhas Solicitações" traz o andamento das demandas; e o "Meus Agendamentos" possibilita ao contribuinte escolher datas e horários disponíveis para o atendimento humano virtual ou presencial.
Entre os cards de serviços, o “Cadastro de Procuração” é um exemplo de inovação, em que podem ser cadastrados responsáveis legais para administrar as solicitações dos contribuintes pessoas jurídicas — um passo significativo para a transparência nas relações com o Governo.
O afunilamento dos antigos canais de atendimento — "Fale com a AF IPVA e TRLAV", “Fale Conosco”, e-mails, telefones e outros — no novo portal também sistematiza o registro de todos os processos, o que possibilita à SEF/MG o aprimoramento da prestação dos serviços aos cidadãos e contribuintes em uma única plataforma.