Noticias

Notícias > 2024 > Tributarista Luciana Mundim é nomeada secretária de Estado adjunta de Fazenda de Minas Gerais

Tributarista Luciana Mundim é nomeada secretária de Estado adjunta de Fazenda de Minas Gerais

Profissional é referência no Direito Tributário e tem atuação destacada em conselhos e entidades de classe

4/8/24 3:00:00 PM

A tributarista Luciana Mundim de Mattos Paixão foi nomeada pelo governador Romeu Zema para o cargo de secretária de Estado adjunta de Fazenda de Minas Gerais. Natural de Belo Horizonte, a profissional é formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem participação destacada em conselhos e entidades de classe, sempre atuando com a questão tributária, sendo uma referência na área e com inúmeros artigos publicados em livros de Direito Tributário. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do último sábado (6/4).

Dentre as experiências de Luciana Mundim, destacam-se a presidência do Conselho de Contribuintes de Minas Gerais (CCMG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) responsável por julgar os conflitos tributários entre a iniciativa privada e o Fisco, e ter coordenado o Grupo de Trabalho de Obrigações Acessórias, criado pelo governo estadual em 2019, cuja missão foi elaborar medidas de simplificação tributária para melhorar o ambiente de negócios e incentivar a atração de investimentos para o estado.

Também foi conselheira suplente do Conselho de Recursos Fiscais de Belo Horizonte (CART/BH), diretora da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt) e representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) no Conselho Tributário da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Recentemente, ocupou a assessoria da Fiemg responsável pela orientação das indústrias mineiras sobre as legislações tributárias municipais, estaduais e federal.

Luciana Mundim preenche o cargo que estava vago desde que o antigo adjunto, Luiz Claudio Gomes, assumiu a secretaria de Fazenda em substituição a Gustavo Barbosa, que deixou a pasta para atuar como chefe da Assessoria Especial do vice-governador Professor Mateus.