Noticias

Notícias > 2024 > SEF conquista pela 3ª vez certificação internacional por excelência em gestão de pessoas

SEF conquista pela 3ª vez certificação internacional por excelência em gestão de pessoas

Selo Top Employer 2024 reconhece o investimento em boas práticas de RH

Thu Jan 18 15:00:00 BRT 2024

2024.01.18_topemployer_1

Com uma pontuação geral chegando a 84,87%, a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) conquistou, pela terceira vez, o reconhecimento como uma instituição que valoriza e investe em boas práticas na gestão de pessoas. Após uma criteriosa avaliação, seguindo parâmetros internacionais, a SEF aumentou a sua nota e foi contemplada com a certificação Top Employer 2024, garantindo a sua condição de excelência no desenvolvimento dos recursos humanos. O anúncio oficial veio nesta quinta-feira (18/1) do Top Employers Institute, autoridade global nesse tipo de verificação em todos os continentes.

De acordo com a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) da SEF, a avaliação ocorrida em 2023 para a concessão do selo 2024 passou pelas respostas a 255 questões, incluindo comprovações dentro de seis grandes eixos temáticos: Direcionamento Estratégico; Organização e Mudança; Marca Empreendedora, Desenvolvimento de Pessoas; Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão; e Engajamento e Reconhecimento.

Para o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, o selo Top Employer 2024 é mais um motivo de orgulho por tudo o que vem sendo realizado dentro da SEF. “É o terceiro ano que a Fazenda recebe esse reconhecimento e isso mostra como a gente está aprimorando o desenvolvimento dos nossos servidores. São cursos, treinamentos, centenas de iniciativas para melhoria do ambiente de trabalho, investimentos em tecnologia e em recursos humanos. Isso vem coroar esse trabalho desenvolvido a médio prazo. E quem tem a ganhar, além dos servidores, é a sociedade mineira”, refletiu Gustavo Barbosa.

Com mais esse selo, a superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da SEF, Blenda Rosa Couto, ratifica que as pessoas fazem a organização. "Hoje é um grande dia para todos nós, servidores fazendários. A conquista do selo Top Employer Brasil 2024 reafirma o comprometimento da SEF com o respeito pelo servidor público, a valorização das pessoas, a adoção de melhores práticas, além de evidenciar a SEF/MG como uma instituição que atrai talentos. Neste início de ano, estamos recebendo com entusiasmo 431 novos servidores para integrarem o time, isso reflete que a SEF é um destino atrativo para profissionais talentosos que buscam um ambiente de trabalho comprometido e inovador”, afirmou.

Novos auditores fiscais
Tomando posse na manhã desta quinta, a nova auditora fiscal Marina Delfino, natural de Belo Horizonte e que vai trabalhar na Tributação, reconheceu que é uma felicidade ser recebida na Secretaria de Fazenda no momento que a instituição recebe mais uma certificação. “Para mim será um desafio fazer parte dessa instituição e espero poder contribuir com ela para honrar Minas Gerais e sua população”, disse Marina.

O baiano de Jequié Tadeu Andrade, também empossado nesta manhã, manifestou orgulho em integrar a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, principalmente quando ela é certificada mais uma vez com o Top Employer. “Essa conquista é essencial tanto para o órgão como para a sociedade, que espera um valor que seja correspondente ao esforço que ela faz quando recolhe os tributos. É o nosso dever prestar serviços de excelência e isso é feito com a organização interna funcionando adequadamente, inclusive na gestão dos recursos humanos que ela dispõe”, afirmou.

Sobre a certificação
O Top Employers Institute é a autoridade global no reconhecimento da excelência nas práticas de RH das organizações privadas e públicas em todo o mundo. Consiste em um programa de certificação que possibilita às corporações a construção de um diagnóstico das suas práticas e o aprimoramento do ambiente de trabalho. Estabelecido há mais de 25 anos, o instituto já certificou cerca de 2.300 organizações em 121 países/regiões. Estes top employers certificados impactam positivamente a vida de 12 milhões de empregados pelo mundo.

Fazendo história
A SEF/MG participa ativa e regularmente do Grupo do Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), que reúne representantes das secretarias estaduais de Fazenda de todo o país para compartilhamento de boas práticas e experiências, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores. Dessa forma, investe-se na qualificação dos servidores para que eles prestem e entreguem o melhor serviço público, garantindo os padrões de excelência adotados pela SEF em todas as práticas de RH, alinhados com os padrões de qualidade internacionais.

Com essa trajetória, em 2019, a SPGF/SEF formou uma equipe multidisciplinar a fim de consolidar as informações e evidências necessárias para conquistar a Certificação Top Employer. Foram respondidas cerca de 600 questões e boa parte delas exigiam o envio de evidências que comprovassem as práticas de RH dentro das diferentes áreas temáticas. Assim, a SEF/MG conquistou o selo em 2020, um marco como o primeiro órgão público da administração direta a ser certificado com o selo, alcançando 65% da pontuação geral.

Em 2022, um novo processo de certificação foi realizado, desta vez, respondendo a 352 questões, de seis grandes eixos temáticos, com a apresentação de comprovações, por meio de reuniões remotas, presenciais e de documentação para a certificação. O resultado foi a conquista da certificação Top Employer Brasil 2023, com 73,95% da pontuação geral.

E por último, em 2024, com 84,87% da pontuação geral, a SEF/MG alcançou, pela terceira vez, o reconhecimento a uma instituição que valoriza e investe nas boas práticas de gestão de pessoas. Neste processo de avaliação, em 2023, foram respondidas 255 questões e suas respectivas comprovações.

A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais consolida a sua condição de uma das melhores instituições do país para se trabalhar, atraindo pessoas de todos os estados para integrar o seu quadro de servidores.