Noticias

Notícias > 2023 > Secretaria de Fazenda recebe premiação de 'qualidade da informação contábil e fiscal'

Secretaria de Fazenda recebe premiação de 'qualidade da informação contábil e fiscal'

Troféu foi entregue em cerimônia realizada em Brasília, na última quinta-feira

9/25/23 3:00:00 PM

2023.09.25_STN_premio1Dênis Robinson representou a SEF na premiação

O Estado de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), recebeu da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o troféu de terceiro lugar na categoria “Evolução no Ranking”, do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023. O aumento de 7,04 pontos percentuais em relação ao ranking do exercício anterior demonstra significativo avanço na qualidade da informação contábil e fiscal, fruto de grande esforço e desempenho da equipe da Superintendência Central de Contadoria-Geral (SCCG), da Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE). 

A pontuação atual de Minas Gerais é de 92,6%, ocupando o 16º lugar entre os estados da federação. 

O Ranking, publicado anualmente, possui metodologia que engloba as informações de todos os poderes e órgãos do Estado de Minas Gerais e estrutura-se em quatro dimensões: Gestão da Informação; Informações Contábeis; Informações Fiscais; e Informações Contábeis x Informações Fiscais. 

A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília, na última quinta-feira (21/9), e contou com a participação do assessor da SCCG, Dênis Robinson de Amorim Paixão, que representou a SEF.

2023.09.25_STN_premio2

O evento, promovido pela STN, com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Banco Mundial (BIRD), objetiva estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de aprimoramento da qualidade da informação contábil e fiscal apresentada ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), bem como contribuir para a melhoria da prestação informacional pelos entes federados, promovendo o aperfeiçoamento da transparência das informações prestadas. 

Na oportunidade, foi concedido o certificado de premiação à profissional contábil responsável pelo envio das informações ao SICONFI, a servidora Maria da Conceição Barros de Rezende, atual assessora-chefe da Assessoria de Recuperação Fiscal da SEF. 

A premiação representa todo o comprometimento e o esforço dos profissionais que atuam na SCCG e motiva a continuidade do trabalho da equipe e o incentivo para os novos desafios que estão por vir. 

O resultado do Ranking encontra-se publicado no SICONFI, podendo ser acessado neste link.