Noticias

Notícias > 2023 > Seminário debate a reforma tributária e a nova realidade dos auditores fiscais

Seminário debate a reforma tributária e a nova realidade dos auditores fiscais

Apoio da Secretaria de Fazenda foi ressaltado pelos organizadores do evento

9/22/23 3:00:00 PM

2023.09.22_seminario_1
Durante o seminário também foi comemorado o Dia do Auditor Fiscal

Ciclos de debates divididos em quatro painéis com 12 palestras com temas variados, dentre eles, “Como a Inteligência Artificial pode ressignificar o papel do auditor”. A atividade intensa proposta pelos organizadores do 2º Seminário Mineiro de Auditores Fiscais deixou clara a preocupação com o futuro profissional da categoria, mas também ressaltou a importância desses servidores na elaboração da reforma tributária.

No discurso de abertura, o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, fez questão de enfatizar o grau de excelência das equipes com quem tem o privilégio de trabalhar há mais de quatro anos.

“Sem dúvida, o Fisco mineiro é composto pelos melhores auditores fiscais do Brasil. Além de motivos de sobra para comemorar, isso gera segurança e, por consequência, certeza de que podemos, como sempre, contar com todos para alcançarmos os objetivos traçados”, garantiu Barbosa.

2023.09.22_seminario_siteGustavo Barbosa elogiou a qualidade dos auditores fiscais da SEF

Convidado para ser um dos palestrantes, o secretário adjunto, Luiz Claudio Gomes, falou sobre como o Estado tem se posicionado em relação à reforma tributária. De acordo com ele, a Secretaria de Fazenda de Minas Gerais é hoje uma das mais ativas acerca do assunto no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz).

Para Luiz Claudio, a reforma, considerada necessária e urgente, terá um papel essencial para destravar o crescimento do país, uma vez que, segundo ele, o atual sistema já chegou ao limite.

“A forma como está hoje altera as decisões de investimentos, resultando em cenários negativos para a economia. Precisamos que o tributo não seja o fator decisivo na hora de investir. Por isso, acredito no modelo proposto, que foi amplamente analisado e revisado por meio de estudos econométricos e estatísticos. O texto em tramitação no Congresso é um aperfeiçoamento do que já está implantado em cerca de 170 países”, observou.

2023.09.22_seminario_3
Luiz Claudio destacou a participação de Minas na elaboração da reforma

Ainda de acordo com o secretário adjunto, é preciso ficar atento para garantir a representação dos entes subnacionais. Não por acaso, o Conselho Federativo será constituído por auditores fiscais, representantes dos Estados e do Distrito Federal.

Apoio
Organizado pela Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (Affemg), em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindfisco), o seminário aconteceu no Dayrell Hotel, no centro de Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de setembro, ocasião em que também foi comemorado o Dia do Auditor Fiscal.

A diretora-presidente da Affemg, Sara Costa Felix, destacou a importância de cada profissional se comprometer no desenvolvimento da carreira, de modo a ficar sempre atualizado em relação às novidades tecnológicas. Segundo ela, o investimento deve ser feito pela Administração Pública, mas também pelo próprio servidor. Caso contrário, o risco de não conseguir acompanhar as transformações é grande.

Sara ainda reconheceu o apoio que a alta gestão da Secretaria de Fazenda deu ao evento.

“Quero fazer um agradecimento à alta gestão, que compreendeu a ideia e liberou os auditores ativos para estar aqui. Isso foi fundamental para o sucesso desses dois dias”, finalizou.

Cerca de 250 auditores fiscais participaram do seminário, dentre eles, o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, superintendentes centralizados e regionais, além do secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.