Noticias

Notícias > 2023 > Minas Gerais atinge melhor nível em avaliação de maturidade da gestão fiscal pelo BID

Minas Gerais atinge melhor nível em avaliação de maturidade da gestão fiscal pelo BID

Representado pela Secretaria de Fazenda, Estado avançou nos três eixos observados

Fri Apr 14 15:00:00 BRT 2023

O Governo de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), atingiu o nível "Avançado" na segunda avaliação de maturidade da gestão fiscal, aplicada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2022, conforme indicado no relatório final recebido pela SEF no último mês. O resultado atesta a eficiência, a legalidade e a transparência na prestação de contas no que tange à geração de receita e ao controle e melhoria da qualidade do gasto, visando ao equilíbrio das contas públicas e ao atendimento às demandas da sociedade.

O BID utilizou a Metodologia de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS), que compreende três eixos: Gestão Fazendária e a Transparência Fiscal; Administração Tributária e o Contencioso Fiscal; e Administração Financeira e a Qualidade do Gasto Público. A MD-GEFIS foi desenvolvida pela equipe fiscal do BID, em parceria com o Ministério da Economia/Fazenda e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

2023.04.14_BID

A evolução é comemorada pelo secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, que compara a situação atual ao cenário encontrado em 2019. 

"A primeira avaliação ocorreu em fevereiro de 2019. Naquela oportunidade, o Estado ficou no nível 'Intermediário' em todos os eixos. Mesmo assim, foi considerada a melhor Administração Tributária entre os entes nacionais que se submeteram à avaliação. Desde então, os pontos de atenção descritos pela MD-GEFIS foram atacados e incluídos no planejamento estratégico da Fazenda. O resultado foi extremamente positivo, pois evoluímos para o nível 'Avançado' em todos os eixos", comenta.

O secretário ressalta a importância do trabalho desenvolvido por todas as unidades da SEF e o comprometimento de seus servidores para o alcance dos resultados.

"Aliamos o diagnóstico da MD-GEFIS às diretrizes do governo, do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), dos norteadores estratégicos da própria SEF e aos afazeres do dia a dia da Fazenda. Fizemos um excelente planejamento e uma exitosa execução, graças à equipe técnica de excelência que possuímos", destaca.

Embora a maioria dos processos envolvidos na gestão fiscal sejam alocados na Secretaria de Fazenda, para permitir a avaliação em sua integralidade foi imprescindível a participação de outros órgãos do governo, como as secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e de Infraestrutura e Mobilidade (Sinfra), além da Advocacia-Geral do Estado (AGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Ouvidoria-Geral do Estado (OGE).