Noticias

Notícias > 2020 > Minas Gerais é sede do VIII Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal Intergovernamental de países ibero-americanos

Minas Gerais é sede de encontro de países ibero-americanos

Evento acontece de 18 a 20 de novembro e será 100% on-line

Tue Nov 17 15:18:00 BRT 2020

Criado para promover o intercâmbio de informações entre as gestões financeira, fiscal e de orçamento de dez países (Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai, Espanha, Equador, Peru e Paraguai), o Encontro de Coordenação Orçamentária, Financeira e Fiscal Intergovernamental – que está em sua oitava edição – será 100% online. A alternativa foi adotada em função dos problemas causados pela pandemia da Covid-19.

Sem a possibilidade de um evento presencial, pela primeira vez, o encontro será feito no formato Webinar, com transmissão pela plataforma Zoom e tradução simultânea em Português, Espanhol e Inglês.

Organizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), em parceria com o Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN) e com o Foro Ibero-americano de Coordenação Orçamentária e Fiscal Intergovernamental, o encontro terá início às 11 horas desta quarta-feira (18/11) e contará com a participação do governador Romeu Zema, responsável pela abertura do evento internacional.

Durante três dias, especialistas brasileiros e estrangeiros terão a oportunidade de debater temas focados especialmente nas áreas fiscal, de planejamento e orçamento, trocando experiências e informações necessárias à gestão eficiente da administração pública.

O secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, será um dos palestrantes. Segundo ele, a oitava edição do encontro é uma excelente oportunidade de conhecer a experiência de outros países e, se possível, absorver as boas práticas que possam ser aplicadas na gestão pública estadual.

“Acho extremamente importante propor um debate mais aprofundado sobre as questões fiscais, orçamentárias e tributárias. A intenção é ouvir atentamente o que todos têm a dizer e, apesar de cada país ser regido por uma contabilidade pública própria, estudar a possibilidade de implantar alguma ideia que possa ser adaptada à nossa realidade”, analisa.

Em tempos de “novo normal”, o evento também propõe uma ampla discussão sobre os possíveis impactos oriundos da COVID-19 na economia, nas receitas e nas despesas dos países ibero-americanos. A proposta é conhecer as estratégias e ações adotadas pelos países participantes do encontro no enfrentamento da crise e na reativação da economia.

Você está convidado a participar desse grande evento. Conheça a programação, faça sua inscrição e garanta um certificado ao final do encontro. Basta clicar no link: https://www.foroiberoamericano.fazenda.mg.gov.br/openibero/.