n
Intranet
n
|
n
Mapa do Site
n
|
n
Fale Conosco
n
|
n
Acessibilidade
Transparência

INICIALA SECRETARIACIDADÃOSEMPRESASGOVERNOSERVIDORESAJUDA
Empresas
Minas On-LineMinas On-line alternativo

Orientações para instalar VAF para acesso Multiusuários

 

Atenção: Para usuários do Windows 7, o processo de instalação do Firebird (InstalacaoFireBird.exe) deve respeitar as seguintes diretivas na tela de Tarefas Adicionais:

o    Executar o servidor Firebird como Aplicação;

o    Não instalar a aplicação no Painel de Controle

 

·        Roteiro de instalação

 

o    Instalação no computador servidor:

§  Efetuar o download do arquivo InstalacaoFireBird.exe que compõe o instalador do gerenciador de banco de dados do programa VAF Esse arquivo deve ser instalado necessariamente para uso do programa em rede.

§  Faça o download do instalador do VAF.

§  Clique duas vezes no arquivo InstalacaoFireBird.exe e siga os procedimentos de instalação sugeridos. Siga os passos da instalação do firebird escolhendo, a opção "Full installation of Super Server and Development Tools" (ou "Instalação Completa do Server e Ferramentas de Desenvolvimento") e deixe todas as opções padrão marcadas.

§  Vá até a pasta onde foi instalado o banco de dados do VAF, que normalmente é C:de Programas, e coloque-a compartilhada no modo completo (com acesso garantido a todas as estações cliente).

§  Verifique se o firewall do windows está ativado. Se sim, certifique-se que os computadores clientes têm acesso ao computador onde foi instalado o banco de dados (servidor), ou se o Firewall está desabilitado (não recomendado). No caso de Firewall ativado, deve ser garantido acesso a VAF nas portas 3050 para conexões TCP e UDP. Estas portas lógicas são utilizadas pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (no nosso caso o Firebird).

 

o    Instalação no computador cliente:

§  Instale a DAMEF normalmente em cada computador cliente.

§  Copie o instalador InstalacaoFireBird.exe (Instalação no computador servidor - passo 1) para uma pasta temporária do computador cliente (terminal).

§  Clique duas vezes no arquivo InstalacaoFireBird.exe e siga os procedimentos de instalação sugeridos. Siga os passos da instalação do firebird escolhendo, a opção "Full installation of Super Server and Development Tools" (ou "Instalação Completa do Server e Ferramentas de Desenvolvimento") e deixe todas as opções padrão marcadas.

§  Vá ao diretório onde foi instalado o executável do VAF, que normalmente é C:, e localize o arquivo VAF.INI.

§  Edite o arquivo VAF.INI, colocando, na linha correspondente, o caminho onde o banco de dados foi instalado no servidor (pasta compartilhada no passo "4" da instalação do servidor). Exemplo: DataBase="172.23.200.142:C:GDB" (onde 172.23.200.142 é o IP da máquina onde o servidor está instalado).

§  Salve a alteração no arquivo VAF.INI.

§  Verifique se o firewall do windows está ativado. Se sim, certifique-se que os computadores clientes têm acesso ao computador onde foi instalado o banco de dados (servidor), ou se o Firewall está desabilitado (não recomendado). No caso de Firewall ativado, deve ser garantido acesso ao VAF nas portas 3050 para conexões TCP e UDP. Estas portas lógicas são utilizadas pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (no nosso caso o Firebird)

 

v o l t a r

nada

SEF

Rodovia Papa João Paulo II, 4.001 - Prédio Gerais (6º e 7º andares) - Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG CEP 31630-901

Aspectos legais e responsabilidades.