Utilidades

Ajuda


Nesta seção você receberá orientações que o auxiliarão durante a navegação dentro do sítio eletrônico da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais - SEF.

CONTEÚDO

As informações sobre os serviços estão organizadas a partir do público-alvo para o qual o serviço é prestado: A Secretaria, Cidadãos, Empresas, Governo e Servidores Fazendários. Dessa forma, na página inicial você deve identificar para qual público o serviço que procura é prestado. Clicando no público desejado, será aberta uma nova tela onde estão localizados os serviços que estão disponibilizados para o público escolhido.

Para uma melhor visualização, utilize o seu monitor com resolução 1024 x 768.

BUSCA

Para facilitar o acesso aos serviços e informações, o portal disponibiliza o serviço de busca simples. Nele você deve inserir na caixa disponibilizada no topo superior direito da página o que procura e clicar no botão buscar.

DESTAQUE

Nesta seção se encontram informações ou serviços que receberam destaque no sítio, em virtude de sua importância para você e para a sociedade.

ACESSE RÁPIDO

As informações que se encontram na seção Acesse Rápido da página inicial são as seguintes:

Serviços: nessa área você acessa as informações sobre os serviços online disponibilizados pela Secretaria de Estado de Fazenda da Minas Gerais.

Legislação Tributária: nessa área você acessa as informações sobre os serviços relacionados à Legislação Tributária.

Sistemas de Pesquisa: nessa área você encontra a Pesquisa Avançada no RICMS e a Pesquisa Integrada à Legislação Tributária (LegisFácil).

Finanças Públicas: nessa área você terá acesso a demonstrações contábeis e a informações sobre execução orçamentária e cumprimento de disposições legais na política fiscal do governo de Minas.

Outros Links: nessa área você acessa os principais sites do Governo do Estado de Minas Gerais e de Secretarias de outros Estados.

NOTÍCIAS

As notícias são disponibilizadas em ordem cronológica e podem ser lidas na íntegra clicando no link correspondente.

BANCO DE NOTÍCIAS

Para encontrar uma notícia específica, basta escolher o ano e/ou mês cujas notícias você deseja pesquisar e será exibida uma lista de todas as notícias divulgadas no período selecionado.

SERVIÇO DE ENVIO DE PÁGINAS

Para mandar uma página do sítio para alguém clique no ícone e informe e-mail do rementente, nome do remetente e e-mail do destinatário.

FORMATO DE ARQUIVOS ( Fonte: wikipédia)

Abaixo a descrição dos formatos de arquivos encontrados no sítio para download.

ZIP

ZIP é um formato de compactação de arquivos muito difundido pela Internet. Existem muitos softwares que trabalham com este tipo de arquivo, tais como: PKZIP, WinRAR, WinZip, 7-Zip, BraZip (Compactador Brasileiro)

7Z

No contexto da informática, 7z é um formato de arquivo que permite compressão sem perda de dados utilizando vários algoritmos. O formato foi inicialmente implementado pelo programa 7-Zip; a especificação do formato é pública, e a sua implementação pela 7-Zip é disponibilizada sob licença GNU LGPL.

RAR

RAR é um formato proprietário de compactação de arquivos muito difundido pela Internet. A compressão RAR foi desenvolvida por Eugene Roshal (daí vem o nome RAR: Roshal ARchive) Entre as principais características disponíveis: * Alta taxa de compressão. * Suporte a arquivos grandes (suporta até 8.589.934.591 GB, tamanho não suportado pelos arquivos ZIP e arquivos ZIP só suportam até 2 GB). * Capacidade de gerar vários volumes de um mesmo arquivo (divide o arquivo RAR em partes menores). * Suporte a vários idiomas (inclusive o idioma português de portugal e português brasileiro). * Suporte a recursos importantes como recuperação de dados (restaura dados fisicamente danificados), bloqueio de dados (o arquivo não pode ser modificado) e modo sólido (os arquivos são comprimidos especialmente em uma única corrente de dados). O principal software de compactação/descompactação de arquivos no Windows no formato RAR é o WinRAR. O principal software de compactação/descompactação de arquivos no Linux formato RAR é o UnRAR.

PDF

Portable Document Format (ou PDF) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe. PDF pode ser traduzido para português como Formato de Documento Portátil. Em 2008, a Organização Internacional para Padronização reconheceu o PDF como Standard.

RTF

O RTF, acrônimo de Rich Text Format ou Formato de Texto Rico, é um formato de arquivo de documento desenvolvido e de propriedade da Microsoft desde 1987 para intercâmbio de documentos entre diversas plataformas. A maioria dos processadores de texto são capazes de ler e escrever documentos RTF. Ao contrário da maioria dos formatos de processamento de textos, RTF é um formato legível (human-readable).

DOC

Um arquivo DOC é um arquivo de tratamente de texto do pacote do Microsoft Office. Ele pode ser aberto também com Word Viewer ou com o gratuito e livre Openoffice. OpenOffice permite modificar os arquivos DOC.

XLS

Um arquivo XLS é um arquivo de planilha eletrônica do pacote do Microsoft Office. Ele pode ser aberto também com o gratuito e livre Openoffice. OpenOffice permite modificar os arquivos XLS.

PPT

Um arquivo PPT é um arquivo de apresentações gráficas (slides) do pacote do Microsoft Office. Ele pode ser aberto também com o gratuito e livre Openoffice. OpenOffice permite modificar os arquivos PPT.

EXE

EXE é uma extensão de arquivos que podem ser executados por computadores da plataforma windows, OS/2 ou DOS. Todas as aplicações são iniciadas a partir de um arquivo com a extensão EXE, porém as aplicações comumente contém muito mais arquivos auxiliares. Quando se abre um arquivo com a extensão exe, o usuário está dando autorização ao sistema para executar todas as instruções contidas dentro dele. Quando este arquivo é de origem desconhecida ou não confiavel, como por exemplo um email inesperado, é possível que este arquivo instrua o computador a fazer coisas indesejadas, como a instalação de vírus ou programas espiões no sistema.