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Administração Financeira


A administração financeira é o conjunto de ações que envolvem o planejamento, análise e controle de todas as movimentações financeiras, visando garantir a execução do orçamento e o equilíbrio fiscal do Estado. 

O principal objetivo da administração financeira é otimizar e ampliar os resultados financeiros, considerando as diversas obrigações do Estado e a efetiva disponibilidade de caixa, promovendo estabilidade financeira para manutenção das políticas públicas e auxiliando a tomada de decisões dos gestores públicos.  

De acordo com a Lei Estadual nº 23.304/2019 e Decreto Estadual nº 47.771/2019, a Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE), por meio da Superintendência Central de Administração Financeira (SCAF), é a unidade administrativa do Poder Executivo responsável pelas atividades pertinentes ao gerenciamento dos recursos estaduais.  

A administração financeira pode ser detalhada nas seguintes ações: análise e planejamento financeiro; promoção da boa utilização de recursos financeiros; definição das políticas de investimentos dos recursos públicos; avaliação do fluxo de caixa e acompanhamento dos prazos legais e obrigações do Estado. Com essas ações, o Tesouro busca a excelência nas atividades desenvolvidas, garantindo a gestão eficiente dos recursos públicos.