A Secretaria

Secretaria > Controladoria Setorial > Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)


Projeto IA-CM na CS/SEF

2022.10.17_IACM

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o setor público – IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) –, desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, atualizado, posteriormente, em 2017, é um framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função.

É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente. O IA-CM se presta a ser uma ferramenta estratégica, uma estrutura para autoavaliação e avaliações externas e um roteiro para melhoria e desenvolvimento ordenados.

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, por meio de sua unidade de Controladoria Setorial, fez constar de seu Plano Anual SEF, do exercício 2021, parte integrante ao Programa de Gestão Estratégica SEF 2030+, o projeto IA-CM atrelado ao objetivo organizacional de "Aprimorar a governança e a gestão fazendária" e ao objetivo departamental de "Aumentar o Nível de maturidade em governança pública, gestão de riscos e integridade" e ao resultado-chave “Alcançar o nível 2 do padrão do modelo IA-CM de maturidade da função auditoria, até dezembro de 2022”.

Como etapa inicial de implementação do projeto IA-CM, em 2021, a CS/SEF fez sua autoavaliação com base no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o setor público, com o objetivo de apurar o grau de maturidade da atividade de auditoria interna governamental.

Os resultados da autoavaliação indicaram que a atividade de auditoria interna conduzida pela CS/SEF apresenta elevado grau de atendimento aos requisitos estabelecidos para o Nível 2 de maturidade do modelo IA-CM, denominado Infraestrutura, com 74% de seus KPA desenvolvidos, com razoável perspectiva de breve atendimento pleno.

Os benefícios esperados com atingimento do Nível 2 – Infraestrutura do Modelo IA-CM para a atividade de auditoria interna governamental na SEF, incluem:­ Aumento do nível de profissionalismo da equipe da Controladoria Setorial; fortalecimento de uma auditoria de vanguarda, que além de fiscalizar, também é propositiva e atua como parceira do agente público, auxiliando na melhoria da gestão; e ­incentivo à inovação e à transparência pública estadual.

CONTROLADORIA SETORIAL

 Normativos 

Artigos e Dissertações 

 Roteiro