Noticias

Notícias > 2023 > Governo de Minas promove a live 'Novo Sistema de Prova de Vida Digital' para pensionistas do Estado

Live ensina como pensionista do Estado pode fazer Prova de Vida Digital

Evento será realizado nesta quarta-feira (31/5), a partir das 15h, pela plataforma Teams

Tue May 30 08:00:00 BRT 2023

2023.05.30_live_provadevida_1

O Governo de Minas Gerais irá promover, nesta quarta-feira (31/5), a partir das 15h, a live "Novo Sistema da Prova de Vida Digital". O evento, aberto ao público, é voltado para os pensionistas do Estado. A transmissão será pela plataforma Microsoft Teams. Para acessar, clique aqui.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o governo federal. Para apresentação do novo sistema, foi elaborado um cronograma de forma a atender aos públicos distintos, a começar pelos pensionistas.

Na live desta quarta-feira, haverá apresentação do gerente de Conformidade Previdenciária do Ipsemg, Marcelo Soares, com a participação do chefe de Gabinete da SEF/MG e presidente do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev), Reges Moisés, além do diretor de Previdência do Ipsemg, Diogo Soares Leite, e da gerente de Pensões do Instituto, Eliane Rocha.

No mesmo evento será apresentada a nova cartilha sobre o sistema, implantado em 2023. A cartilha é um importante documento elaborado pelo Coprev, com as principais informações sobre a Prova de Vida Digital. Também haverá um momento para responder as perguntas dos usuários sobre o assunto.

Outras duas lives, voltadas aos aposentados e às unidades de RH do Estado, serão realizadas futuramente, em datas a serem divulgadas em breve.

Como funciona o novo sistema
O projeto Prova de Vida Digital é uma iniciativa da então Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência e foi cogitado na 74ª reunião ordinária do Conaprev, realizada em Belo Horizonte, em 2022.

Em função do grande número de municípios e pela extensão territorial de Minas Gerais, o recadastramento/Prova de Vida é sempre um desafio do Regime Próprio de Previdência (RPPS) para prestar um atendimento de qualidade para os mais de 280 mil aposentados e pensionistas, mesmo sendo ele realizado por meio das agências do Itaú e pelas unidades regionais espalhadas pelo Estado. Isso, sem mencionar os aposentados e pensionistas que residem em outros estados e no exterior (EUA e Europa).

Vislumbrou-se, com a Prova de Vida Digital, uma oportunidade de oferecer mais comodidade e segurança para os segurados, evitando deslocamentos desnecessários até uma unidade de atendimento e ou agência bancária, além de simplificar o processo para os que residem fora do país, que até então precisavam ir até um consulado ou
embaixada brasileira.

O projeto iniciou-se em dezembro de 2022, com a relação dos pensionistas aniversariantes de janeiro de 2023, cerca de 3 mil beneficiários. Foi necessário informar e treinar o call center e as equipes internas, não apenas para orientar como fazer a Prova de Vida no aplicativo como também instalar e efetuar o cadastro no sistema gov.br.

Para realizar a prova de vida por meio do gov.br é necessário que os segurados possuam registro biométrico no TSE, no Detran ou em alguma base federal (ou estadual acessada pelo gov.br).

Uma vez enviado o arquivo e feito o processamento inicial pelo Cadprev/Dataprev, os segurados que possuem o gov.br instalado em seus celulares recebem notificação pelo aplicativo, indicando a necessidade de fazer a prova de vida relativa ao Estado de Minas Gerais. Para os que autorizam a Prova de Vida no aplicativo, é disponibilizada opção de realização do processo, que é bem simples e requer a ativação da câmera do celular.

Para mais informações, após a live do dia 31/5, será possível acessar a cartilha digital na íntegra, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br).

Projeto-piloto
O Estado de Minas Gerais tornou-se o piloto do Sistema Prova de Vida Digital a partir do mês de dezembro de 2022. A ideia foi apresentada na 74ª Reunião Ordinária do CONAPREV, em Belo Horizonte, e oficializada por meio de publicação oficial em portaria da União.

Houve pouco mais de um mês para que a equipe responsável em Minas Gerais estivesse preparada para colocar o sistema no ar, logo no mês de janeiro de 2023. Em pouco tempo de aplicação do sistema, o Estado teve retorno positivo de muitos segurados, incluindo de pessoas de fora do território mineiro e de acamadas que conseguiram fazer a prova de vida sem precisar se deslocar.

Atualmente, alguns meses depois do início do uso do sistema, tudo está rodando corretamente e, agora, os segurados podem optar por fazer a prova de vida nos bancos, no Ipsemg ou pelo aplicativo.