n
Intranet
n
|
n
Mapa do Site
n
|
n
Fale Conosco
n
|
n
Acessibilidade
Transparência

INICIALA SECRETARIACIDADÃOSEMPRESASGOVERNOSERVIDORESAJUDA
Notícias
Minas On-LineMinas On-line alternativo
Receita Estadual apreende 87 toneladas de feijão sem documentação fiscal em Contagem
Volume do produto apreendido equivale a uma área de plantio do tamanho de 45 campos de futebol



Auditores da DFT/Contagem estouraram o galpão nessa quarta-feira

A Receita Estadual apreendeu, em um galpão no município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, 87 toneladas de feijão sem documentação fiscal. O produto - cujo volume apreendido equivale a uma área de plantio do tamanho de 45 campos de futebol - estava pronto para ser ensacado e vendido no varejo.

A ação é desdobramento, a partir do intercâmbio de informações, da operação de fiscalização "Cinturão" - realizada no dia 29 de março -, combinado com o trabalho de controle fiscal especial para o setor de grãos, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

Os auditores fiscais da Delegacia Fiscal de Trânsito de Contagem, a partir dos indícios levantados, estouraram, nessa quarta-feira (10/4), o depósito clandestino. O estabelecimento, localizado no bairro São Sebastião, nas imediações da CeasaMinas, não possui identificação na fachada. Além disso, a empresa proprietária da mercadoria tem outro endereço em sua Inscrição Estadual, o que constitui mais uma irregularidade.

Como estava pronto para ser ensacado, a suspeita é que o produto seria colocado no mercado varejista também de forma irregular, devido à falta de documentação fiscal que comprove a sua origem.

A linha de investigação a ser seguida agora pela Receita Estadual buscará identificar o local onde foi produzido o grão, para que se possa instruir a representação fiscal com fins penais, tendo em vista a irregularidade praticada.

De imediato, para regularizar a situação tributária, o proprietário precisará quitar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) equivalente ao volume da mercadoria, acrescido de multas sobre o valor do tributo devido, em função da falta de documentação fiscal, totalizando R$ 202 mil.

O feijão apreendido ficará depositado no próprio galpão até que o proprietário regularize a situação.


nada

SEF

Rodovia Papa João Paulo II, 4.001 - Prédio Gerais (6º e 7º andares) - Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG CEP 31630-901

Aspectos legais e responsabilidades.