n
Intranet
n
|
n
Mapa do Site
n
|
n
Fale Conosco
n
|
n
Acessibilidade
Transparência

INICIALA SECRETARIACIDADÃOSEMPRESASGOVERNOSERVIDORESAJUDA
Notícias
Minas On-LineMinas On-line alternativo
Operação conjunta da Receita Estadual, PM e MP combate a sonegação fiscal em Capelinha
Alvos são empresas do segmento de tratamento de madeiras, que teriam sonegado R$ 7 milhões de ICMS


Foi deflagrada nesta quinta-feira (29/11) a operação “Madeiras”, articulada em conjunto pela Receita Estadual de Minas Gerais, Polícia Militar e Ministério Público Estadual. A ação promove o cumprimento de mandados de busca e apreensão de bens, documentos e informações armazenadas eletronicamente em quatro estabelecimentos comerciais e uma residência no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha.

A operação foi estruturada a partir da identificação, pelo Fisco, de práticas irregulares de dois grupos de empresas que atuam no ramo empresarial de tratamento de madeiras no Vale do Jequitinhonha. Os envolvidos têm como modus operandi a constituição de empresas em nome de interpostas pessoas (“laranjas”) diluindo suas operações em estabelecimentos com faturamento enquadrado dentro do sistema de tributação pelo Simples Nacional, que tem carga tributária reduzida e contratação preferencial em licitações públicas, em estimulo ao pequeno empreendedor.

Além disso, investigações da Receita Estadual identificaram veementes indícios de operações não declaradas ao Fisco - entradas e saídas de mercadorias sem emissão de documentos fiscais.



O valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sonegado pelo esquema em Minas Gerais pode atingir a R$ 7 milhões, o que será confirmado pelo exame das informações apreendidas.

Participam da operação "Madeiras", dez auditores fiscais da Receita Estadual, dez policiais militares e um promotor de Justiça.


nada

SEF

Rodovia Papa João Paulo II, 4.001 - Prédio Gerais (6º e 7º andares) - Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG CEP 31630-901

Aspectos legais e responsabilidades.