Empresas

DECRETO Nº 48.026, DE 26 DE AGOSTO DE 2020


DECRETO Nº 48.026, DE 26 DE AGOSTO DE 2020

DECRETO Nº 48.026, DE 26 DE AGOSTO DE 2020
(MG de 27/08/2020)

Dispõe sobre a celebração de protocolo de intenções entre o Estado de Minas Gerais e investidor.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 90 da Constituição do Estado e tendo em vista o disposto na Lei nº 23.304, de 30 de maio de 2019,

DECRETA:

Art. 1º - Este decreto dispõe sobre a celebração de protocolo de intenções entre o Estado de Minas Gerais e investidor.

Parágrafo único - Para fins deste decreto, entende-se por protocolo de intenções o instrumento jurídico por meio do qual o Estado de Minas Gerais por intermédio de seus órgãos e entidades, em conjunto ou individualmente, firmam compromisso com investidor para a promoção de investimento no Estado.

Art. 2º - Todo protocolo de intenções será assinado pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, pelo Presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais - Indi, pelos representantes legais dos órgãos e das entidades do Estado que tenham compromisso nele previsto e pelo representante legal do investidor.

Parágrafo único - Caberá ao Indi o acompanhamento da execução de compromissos previstos em protocolo de intenções, exceto os compromissos tributários.

Art. 3º - O protocolo de intenções que for previsto contrapartida não tributária que gere despesa a órgão da Administração direta, autárquica e fundacional, sobre ela deverá manifestar-se a instância de governança competente.

Art. 4º - A definição do regime tributário a ser previsto em protocolo de intenções caberá exclusivamente à Secretaria de Estado de Fazenda - SEF.

Art. 5º - A ocorrência da contrapartida do Estado que for exclusivamente tributária, poderá ser firmado protocolo de intenções simplificado tributário, a partir de requerimento do contribuinte formulado diretamente à SEF.

Parágrafo único - O protocolo de intenções simplificado tributário será assinado pelo Secretário de Estado de Fazenda, pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, pelo Presidente do Indi e pelo representante legal do contribuinte.

Art. 6º - A contrapartida do Estado que se limitar à assistência prestada pelo Indi, poderá gerar o protocolo de intenções simplificado não tributário.

Parágrafo único - O protocolo de intenções simplificado não tributário será assinado pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, pelo Presidente do Indi e pelo representante legal do contribuinte.

Art. 7º - O procedimento de celebração de protocolo de intenções, observadas as formalidades exigidas, será o mais simples e ágil possível.

Art. 8º - Caberá ao Indi negociar com o investidor e articular com os órgãos e as entidades da Administração Pública com vistas à celebração de protocolo de intenções.

Parágrafo único - O investidor que pretenda firmar protocolo de intenções deverá prestar ao Indi as informações necessárias à avaliação técnica de seu projeto de investimento.

Art. 9º - Os órgãos e as entidades da Administração Pública cuja competência tenha relação com o projeto de investimento objeto de protocolo de intenções deverão contribuir no processo de negociação.

Parágrafo único - Para viabilizar projeto de investimento, os órgãos e as entidades da Administração Pública referidos no caput poderão ter compromisso previsto em protocolo de intenções.

Art. 10 - Concluídas as negociações com o investidor, será elaborada minuta de protocolo de intenções, a qual deverá ser remetida à Advocacia-Geral do Estado para análise jurídica.

Parágrafo único - A minuta padrão de protocolo, já aprovada pela Advocacia-Geral do Estado, não será submetida a nova avaliação, salvo conste alteração.

Art. 11 - Os procedimentos de protocolo de intenções e seus aditamentos serão elaborados por meio de Resolução conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede - e da Secretaria de Estado de Fazenda - SEF.

Art. 12 - Fica revogado o Decreto nº 47.393, de 26 de março de 2018.

Art. 13 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, aos 26 de agosto de 2020; 232° da Inconfidência Mineira e 199º da Independência do Brasil.

ROMEU ZEMA NETO