n
Intranet
n
|
n
Mapa do Site
n
|
n
Fale Conosco
n
|
n
Acessibilidade
Transparência

INICIALA SECRETARIACIDADÃOSEMPRESASGOVERNOSERVIDORESAJUDA
Empresas
Minas On-LineMinas On-line alternativo

Dúvidas Frequentes - DAPISEF

1 - Como proceder quando o Dapisef gerar a seguinte mensagem de erro durante a atualização de versão: “[ ODBC Firebird Driver ] unavailable database.”

Resposta:
Se a versão atual do contribuinte for 7.00.
a – Reinicie o computador e logo após execute o arquivo de instalação.

b – Caso a solução “a” não resolva:
- Acessar a pasta Dados (C:\Arquivos de programas\SEF\DAPISEF\Dados);
- Copie o arquivo DBDapisef.mdb (banco de dados) e cole em uma pasta segura – por exemplo, “Meus Documentos”;
- Verifique se dentro da pasta “dados” possui um outro arquivo chamado DBDapisef.GDB. Caso este arquivo exista, por favor, delete. Atenção, pois a extensão do arquivo a ser deletado deverá ser GDB e NÃO MDB.
- Execute novamente o arquivo de instalação.

c – Caso as soluções “a” e “b” não resolvam:
- Acessar o menu iniciar do Windows à Painel de controle à Ferramentas Administrativas à Serviços.
- Localize “Firebird Guardian – Default Instance”.
- Na coluna status deve estar “Iniciado”.
- Caso não esteja, clique com o botão direito sobre o nome e selecione “Iniciar”.
- Verifique se o contribuinte possui o Firebird Interbase. Se possuir é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
- Verifique se o contribuinte possui o Firebird Server. Se possuir é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
– Execute o Dapisef.exe novamente.

d - Persistindo o erro enviar e-mail anexando a tela de erro e o banco de dados DBDapisef.mdb compactado, para centraldeatendimento@fazenda.mg.gov.br.

Se a versão atual do contribuinte for 7.01.
a – Reinicie o computador.

b – Caso a solução “a” não resolva:
- Acessar o menu iniciar do Windows à Painel de controle à Ferramentas Administrativas à Serviços.
- Localize “Firebird Guardian – Default Instance”.
- Na coluna status deve estar “Iniciado”.
- Caso não esteja, clique com o botão direito sobre o nome e selecione “Iniciar”.
- Verifique se o contribuinte possui o Firebird Interbase. Se possuir, é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
- Verifique se o contribuinte possui o Firebird Server. Se possuir, é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
– Execute o Dapisef.exe novamente.

c - Persistindo o erro enviar e-mail anexando a tela de erro e o banco de dados DBDapisef.gdb compactado, para centraldeatendimento@fazenda.mg.gov.br.

2 – Como proceder quando ocorrer erro de Firebird no Dapisef durante a atualização de versão?

Resposta:
A versão 7.00.00 e 7.01.00 do sistema Dapisef foi construída em cima de uma nova base de dados, mais moderna e eficaz. Dessa forma, a conversão do banco no ato da instalação poderá apresentar problemas de conexão com o Firebird.

Seguir os procedimentos abaixo:
- Acessar o menu iniciar do Windows à Painel de controle à Ferramentas Administrativas à Serviços.
- Localize “Firebird Guardian – Default Instance”.
- Na coluna status deve estar “Iniciado”.
- Caso não esteja, clique com o botão direito sobre o nome e selecione “Iniciar”.
- Verifique se o contribuinte possui o Firebird Interbase. Se possuir é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
- Verifique se o contribuinte possui o Firebird Server. Se possuir é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
– Execute o Dapisef.exe novamente.
Persistindo o erro, enviar e-mail anexando a tela de erro e o banco de dados DBDapisef.mdb compactado para centraldeatendimento@fazenda.mg.gov.br.

3 - Como proceder quando ao preencher o Dapisef e transmitir com valores, na impressão do recibo aparecer “Sem Movimento”?
Resposta:
Este erro é somente de impressão. Em todos os casos, o processamento ocorre normalmente e os valores declarados são exibidos na Conta Corrente Fiscal, corretamente.
O problema foi corrigido para a versão 7.01.00.
4 - Como proceder quando o Dapisef gerar a seguinte mensagem de erro durante a atualização de versão: Nenhum argumento para o formato %s?
Resposta:
Verifique se o contribuinte possui o Firebird Server (Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / serviços / firebird server). Se possuir é necessário “parar” o aplicativo antes de continuar.
– Execute o Dapisef.exe novamente.
Persistindo o erro, enviar e-mail anexando a tela de erro e o banco de dados DBDapisef.mdb compactado para centraldeatendimento@fazenda.mg.gov.br.
5 – Como realizar a instalação em REDE?
Resposta:
Roteiro de instalação
Instalação no computador servidor:

a - Faça o download do instalador do DAPISEF 7.01.00.
b - Vá até a pasta onde foi instalado o banco de dados do Dapisef, que normalmente é C:\Arquivos de Programas\Sef\DAPISEF\Dados, e coloque-a compartilhada no modo completo (com acesso garantido a todas as estações cliente).
c - Verifique se o firewall do windows está ativado. Se sim, certifique-se que os computadores clientes têm acesso ao computador onde foi instalado o banco de dados (servidor), ou se o Firewall está desabilitado (não recomendado). No caso de Firewall ativado, deve ser garantido acesso ao DAPISEF nas portas 3050 para conexões TCP e UDP. Estas portas lógicas são utilizadas pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (no nosso caso o Firebird).
Instalação no computador cliente:
a - Instale o Dapisef normalmente em cada computador cliente.
b - Vá ao diretório onde foi instalado o executável do Dapisef, que normalmente é C:\Arquivos de Programas\Sef\Dapisef\Dapisef.exe, e localize o arquivo Dapisef.INI.
c - Edite o arquivo Dapisef.INI, colocando, na linha correspondente, o caminho onde o banco de dados foi instalado no servidor. Exemplo: DataBase="
172.23.200.142:C:\Arquivos de programas\Sef\Dapisef\Dados\Dapisef.GDB" (onde 172.23.200.142 é o IP da máquina onde o servidor Firebird está instalado).
d - Salve a alteração no arquivo Dapisef.INI 5 - Verifique se o firewall do windows está ativado. Se sim, certifique-se que os computadores clientes têm acesso ao computador onde foi instalado o banco de dados (servidor), ou se o Firewall está desabilitado (não recomendado). No caso de Firewall ativado, deve ser garantido acesso ao Dapisef nas portas 3050 para conexões TCP e UDP. Estas portas lógicas são utilizadas pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (no nosso caso o Firebird).

6– Ao ocorrer o seguinte erro:
“um servidor Firebird v1.0/interBase anterior já se encontra em execução.Tem que fechar a aplicação ou parar o serviço antes de continuar.”

Resposta:
Essa mensagem diz respeito a existência de uma instância do Interbase rodando no mesmo equipamento. Quando o instalador do Dapisef tenta instalar o Firebird o Interbase é encontrado e aí acontece um conflito.

Para solução faça o seguinte:
Antes de qualquer coisa, o contribuinte deverá acessar. Painel de controle --> Ferramentas administrativas --> Serviços e localizar os itens:
Interbase Guardian
Interbase Server

Os dois serviços deverão ser parados. Para isso, deve-se clicar com o botão direito do mouse sobre cada um deles e escolher a opção PARAR.
Após feito isto, instalar a versão PARCIAL do DAPISEF 7.01.00, reiniciar o equipamento, executar o DAPISEF 7.01.00 e aguardar a conversão dos dados que poderá levar alguns minutos (apenas na primeira execução essa demora acontece).

7– Quando ocorrer a mensagem “Erro ao decriptografar arquivo”.
Resposta:
O contribuinte deverá enviar sua base de dados MDB juntamente com TODOS OS RECIBOS que ele possuir. Para isto, enviar toda a pasta “DADOS” e caso a pasta ..\Sef\Dapisef\Temp possua algum arquivo, esta também deverá ser enviada.
Caso o contribuinte possua algum backup recente, este também poderá ser enviado para que possamos tentar recuperar recibos que possam ter sido perdidos na conversão. Essa solicitação não é obrigatória, porém muito importante.
Esse erro acontece apenas na versão 7.00.00.
8– Problema ao utilizar a função “capturar protocolo de um disquete”.
Resposta:
Identificamos um pequeno problema ao capturar o protocolo de um disquete. O programa DAPISEF não está realizando a gravação do recibo na base de dados.
Esse é um problema que afeta apenas contribuintes que utilizam o disquete para transmissão de suas declarações através de outra máquina. Além disso, esse problema não impede as transmissões e nem inutiliza a versão do sistema. As declarações continuam sendo transmitidas e os recibos continuam sendo enviados e gravados no disquete.
Estes casos são a minoria e estaremos disponibilizando nos próximos dias, uma nova versão 7.01.00 que irá resolver esse problema. Quando a versão for disponibilizada o contribuinte deverá capturar novamente os protocolos e a impressão estará resolvida. Portanto, deve-se manter o disquete guardado até a captura do protocolo pela nova versão.
9– Campo 118 não abre para informação do Consumo de energia elétrica.
Resposta:
O campo 118 deverá estar habilitado para receber informações quando a atividade econômica do contribuinte, informada na DAPI, for indústria. Na versão 7.00.00, apenas algumas atividades econômicas estão abrindo para digitação.
A versão 7.01.00 estará ajustando a informação no campo.
10 - Ao executar o programa o DAPI exibe erros e não funciona corretamente, o que fazer?
Resposta:
Fechar DAPI; Observar a configuração mínima; Executar o download e a instalação do DCOM98; Executar o download e a instalação do ADO; Executar o DAPI novamente. No Windows 95 e 98 faz-se necessário essas atualizações
11- Mensagem: "Interface não Suportada", o que fazer?
Resposta:
Fechar o sistema DAPI; - Fazer o download e instalação do DCOM98; - Fazer o download e a instalação do ADO; - Executar o sistema DAPI novamente. Observação: Detectado apenas em Windows 98
12 - Mensagem: "MSG147 - Não foi possivel registrar conexão, verifique se o usuário já está conectado ou se o sistema foi fechado inadequadamente. Execute o DAPI novamente"
Resposta:
Fechar todas as DAPI abertas(servidor e clientes); - Executar o sistema DAPI no servidor; - Cadastrar os usuários em: Utilitários/Configurações/ Multiusuários; - Habilitar a opção "Controle de acesso ao DAPI"; - Executar o sistema DAPI nos equipamentos clientes.
13- Decreto 44.082/2005
Resposta:
A partir do período de referência: 08/2005, a movimentação com café será informada juntamente com as operações normais do contribuinte. A partir do período de referência: 08/2005, as declarações recusadas, ou seja "inconsistentes", devido a informação de operações com café em campo indevido, deverão ser retransmitidas: Editar a declaração; Salvar; Retransmitir.
14- Não consegue acessar as telas do DAPI. O usuário clica no botão e o sistema trava.
Resposta:
Alterar para 256 cores a configuração da placa de vídeo. Pode ser necessária a atualização dos drivers através de um técnico em informática.
15- Transmissão da DAPI utilizando a versão 7.00.00
Resposta:
Baixar o programa transmissor TEDSEF. Para transmissão das declarações será necessário utilizar o programa transmissor "TEDSEF", disponível neste website.
16- Como fazer a captura de recibo gravado em disquete?
Resposta:
Baixar o programa DAPI 7.00.00 e efetuar a captura do protocolo utilizando o menu: " Entrega - Captura Protocolo"
17- Ao incluir DAPI de período anterior a 12/2010, o sistema não exibe informação nos campos: “Atividade Econômica” nem “Data limite para pagamento”:
Ao clicar em “continuar”, o sistema exibe as mensagens: CNAE-F inválido na declaração / data limite difere da data definida/ Data limite de pagamento deve ser superior ao período de referencia.

Resposta:
O contribuinte possui Atividade Econômica que não está vigente no período que deseja incluir a declaração.
Identificar a atividade que vigorava no período e promover a pesquisa e seleção clicando no link existente ao lado do campo “desmembramento”. Após confirmar a atividade, o sistema permitirá inclusão dos valores na declaração.
18 – Como importar dados para o programa DAPISEF.
Resposta:
Arquivo “InstrucoesGeradapi.doc” orienta a forma de geração do arquivo “TXT” para importação no aplicativo DAPISEF. O arquivo está disponível após instalação do aplicativo no equipamento do usuário em: Iniciar=>programas=>Secretaria da Fazenda-MG=>DAPI

nada

SEF

Rodovia Prefeito Américo Giannetti, 4001. Edifício Gerais. Serra Verde. Belo Horizonte/MG. CEP 31630-901

Todos os direitos reservados.

Aspectos legais e responsabilidades.