n
Intranet
n
|
n
Mapa do Site
n
|
n
Fale Conosco
n
|
n
Acessibilidade
Transparência

INICIALA SECRETARIACIDADÃOSEMPRESASGOVERNOSERVIDORESAJUDA
Empresas
Minas On-LineMinas On-line alternativo

Cadastro Simplificado de Contribuintes do ICMS – DIFAL (EC 87/2015)

Descrição:

O Convênio ICMS nº 93/2015, publicado no Diário Oficial da União em 21/09/2015, regulamenta as alterações impostas pela Emenda Constitucional nº 87/2015 quanto à repartição do ICMS Diferencial de Alíquotas nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte localizado em outro Estado, conforme incisos VII e VIII do § 2º do art. 155 da CF/88 e no art. 99 do ADCT.

O disposto no referido Convênio aplica-se, também, aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, em relação ao imposto devido à unidade federada de destino.

Quanto ao disposto na Cláusula Quinta do convênio, no Estado de Minas Gerais não será exigida do contribuinte de outra Unidade da Federação a sua inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS ou no Cadastro de Contribuintes ICMS Substitutos Tributários - (ST) Externos, para cumprimento dessa obrigação tributária.

O Regulamento do ICMS (aprovado pelo Decreto nº 43.080/2002), com as alterações promovidas pelo Decreto nº 46.930, de 30 de dezembro de 2015, traz na Seção IV do Capítulo II as disposições do “Cadastro Simplificado de Contribuintes do ICMS – DIFAL”, onde o artigo 126-b dispõe:

Art. 126-B.Não será gerado número específico para identificação do contribuinte no Cadastro Simplificado de Contribuintes do ICMS - DIFAL, devendo o contribuinte utilizar o seu número de inscrição no CNPJ para o cumprimento das obrigações tributárias perante este Estado.

Por sua vez, após o Cadastro prévio e complemento dos dados de cadastro, nos termos do artigo 126-C, o contribuinte estará apto a fazer a apuração mensal das operações destinadas a Minas Gerais, com o recolhimento do ICMS até o dia 15 do mês subsequente, conforme dispõe o Inciso XVIII, do artigo 85, Parte Geral do RICMS/2002

XVIII- relativamente à parcela do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna estabelecida para a mercadoria ou serviço neste Estado e a alíquota interestadual, a que se referemos incisos XII e XIII do art. 1º deste Regulamento, devida por contribuinte estabelecido em outra unidade da Federação:

a)até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização da operação ou do início da prestação promovida por contribuinte:

a.1) cadastrado no Cadastro Simplificado de Contribuintes do ICMS - DIFAL;

a.2) inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS deste Estado e que não se enquadre como substituto tributário nas operações com mercadorias destinadas ao Estado de Minas Gerais;

Dispensa-se o Cadastro Simplificado aos contribuintes Substitutos Tributários que possuem inscrição em Minas Gerais no Cadastro de Contribuintes ICMS (ST) Externos.

A implementação do Cadastro Simplificado no SIARE, entretanto, não impede aos contribuintes de outra UF que possuírem um número significativo de operações destinadas a consumidor final não contribuinte em Minas Gerais, de solicitar a Inscrição de Substituto Tributário – Evento 602, através do Cadastro Sincronizado Nacional, caso em que observarão as orientações contidas no endereço http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/cadcontribstext/ para inscrição e no artigo 32 e seguintes, Subseção V, Anexo XV do RICMS/2002, aprovado pelo Decreto nº 43.080/2002, para cumprimento das obrigações acessórias.

Valor da taxa:

Gratuito

Documentos/Dispositivo Eletrônico necessários:

– Enviar os dados da empresa, item 1 do Passo a Passo descrito abaixo, por e-mail

– Certificado Digital e-CNPJ Tipo A1 ou A3.

Passo a passo:

Passo a passo Cadastro Simplificado

1. Os contribuintes de outra Unidade da Federação poderão se adiantar ao Cadastro Simplificado, enviando para o e-mail saifdicacdcc@fazenda.mg.gov.br a qualquer momento (antes de primeiro de janeiro de 2016), os dados abaixo da empresa para possibilitar seu cadastro prévio.

  • CNPJ:
  • Razão Social:
  • Endereço:
  • E-mail da empresa:
  • Nome e CPF do administrador na Receita Federal do Brasil:

2. Para ter direito ao prazo estabelecido no § 2º da Cláusula Quinta do convênio 93/2015, o contribuinte deverá confirmar e completar o Cadastro Simplificado no SIARE, acessando com Certificado Digital e-CNPJ Tipo A1 ou A3.

v o l t a r

http://sstatic1.histats.com/0.gif?3250874&101

nada

SEF

Rodovia Papa João Paulo II, 4.001 - Prédio Gerais (6º e 7º andares) - Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG CEP 31630-901

Aspectos legais e responsabilidades.